02/09/2019

O que é Astigmatismo?

O astigmatismo é caracterizado pela formação de imagem em vários focos que acabam se formando em eixos separados e é identificado através de uma imperfeição comum e leve na curvatura do olho. A superfície frontal do olho é a responsável pela maior parte do poder de foco, denominada córnea. Após a córnea, temos o cristalino, lente que fica após a iris no interior do olho.

A córnea saudável tem uma superfície curva, como uma bola de futebol. O astigmatismo ocorre quando uma lente ou córnea não se encontram em formato simétrico, sendo na maior parte dos casos mais ovalada, isto faz com que a luz percorra vários pontos da retina ao invés de se focar em um ponto só. Graças a isso, as pessoas que tem astigmatismo podem ter a visão borrada ou distorcida.
O astigmatismo na maior parte dos seus casos, está associado com outros problemas de refração, como a miopia e a hipermetropia. A condição também pode aumentar gradativamente devido à idade.

QUAIS OS SINTOMAS?
– Fotofobia (sensibilidade a luz).
– Dificuldade de leitura.
– Impossibilidade de ler letras pequenas.
– Visão dupla.
– Incapacidade de ver de longe e de perto sem forçar os olhos.

QUAIS AS CAUSAS?
É causado quando o formato da córnea ou do cristalino são irregulares. A condição é hereditária. O astigmatismo ligeiro pode se desenvolver com o passar dos anos, graças à alteração da curvatura da córnea, causada pelas inumeráveis piscadas diárias que damos.

EXISTE CURA?
O astigmatismo pode ser tratado e até mesmo corrigido pelo uso de óculos ou lentes de contato. Também é possível trabalha-lo com correção cirúrgica, através do tratamento com laser ou até mesmo operando com lentes intra-oculares.

Não existe método caseiro seguro de se tratar o astigmatismo, para todo e qualquer tratamento, busque um profissional especializado.

Voltar