11/09/2019

Estrabismo tem cura?

Estrabismo é um desvio ocular que ocorre quando um dos olhos se encontra em posição adequada enquanto o outro se encontra desviado, podendo ser para cima, baixo ou paro os lados. Na maioria dos casos o estrabismo é ocasionado graças a uma baixa divisão no olho que foi desviado. É comum crianças nascerem com um olho desviado e esse fator pode servir como alerta de que este olho não esteja enxergando direito.

O que causa?
Geralmente são patologias diferentes, em crianças é uma visão baixa por uma variedade de fatores, até mesmo um tumor ocular pode vir a desenvolver o estrabismo. Por isso é realmente muito importante levar a criança a um oftalmologista logo no início da percepção dos sintomas.

Nos adultos o estrabismo é causado na maioria dos casos por uma diferença de acuidade visual. A divisão entre um olho e outro. Um olho enxerga de maneira adequada e o outro olho não e caso não tenha sido corrigido com óculos ou com lente de contato, apresenta um desvio. É como se o organismo colocasse um dos olhos em stand-by, então ele desvia para dentro ou pra fora.

Tem tratamento?
Sim. O tratamento para crianças é muito diferente do tratamento para adultos. O tratamento infantil geralmente é feito com óculos para corrigir o grau que a criança apresenta e depois disso, costuma-se iniciar o tratamento com oclusão, que é o tampão no olho. O tampão é útil ao estimular a melhora do olho que se encontra prejudicado. Então o médico oftalmologista apresenta um programa de uso do tampão adequado para cada quadro. Na maioria das vezes com a utilização por horas ininterruptas, diminuindo gradativamente com o avanço do tratamento para que a visão se iguale entre os dois olhos.

O acompanhamento periódico do profissional oftalmologista é importantíssimo para que a visão possa voltar a se desenvolver.

No caso de estrabismo nos adultos, o tratamento é feito através de uma cirurgia que reposiciona o olho afetado.

Para todos os sintomas e casos, é indicado que o paciente procure tratamento oftalmológico.

Voltar