Descolamento de retina

A retina é o tecido mais nobre do olho. Seu tecido fino e delgado apresenta células fotorreceptoras e terminações nervosas. Transformam em impulsos elétricos as imagens que entram no olho e que através do nervo óptico são levadas ao cérebro para serem decodificadas.
Quando esse tecido sai do seu leito (que fica aderida na parede posterior do olho), acontece o descolamento da retina.

A causa mais comum é pela formação de rupturas na retina que criam uma solução de continuidade neste tecido e possibilita a infiltração de líquido sob a retina e assim o deslocamento. Essa causa é chamada de regmatogênica.
Essas rupturas evoluem de degenerações periféricas na retina e é mais frequente nos olhos míopes ou pós traumas contusos.

Os sintomas iniciais dos descolamentos de retina são aparecimento de flashes de luzes e moscas volantes. Evoluem para mancha no campo de visão e depois pra embaçamento severo.

O tratamento das roturas retinianas ou as degenerações periféricas são feitas por laser de argônio ou fotocoagulação de retina. O tratamento pro descolamento de retina regmatogênico é cirúrgico e deve ser com brevidade.

Existem outros tipos de descolamento de retina menos frequentes, os tracionais (evolução da retinopatia diabética) e os exsudativos (doenças inflamatórias ou tumorais). O exame periódico dos olhos pode prevenir essa doença e o exame sob dilatação é solicitado para correto exame da retina, quando necessário.

Estrabismo tem cura?

Estrabismo é um desvio ocular que ocorre quando um dos olhos se encontra em posição adequada enquanto o outro se encontra desviado, podendo ser para cima, baixo ou paro os lados. Na maioria dos casos o estrabismo é ocasionado graças a uma baixa divisão no olho que foi desviado. É comum crianças nascerem com um olho desviado e esse fator pode servir como alerta de que este olho não esteja enxergando direito.

O que causa?
Geralmente são patologias diferentes, em crianças é uma visão baixa por uma variedade de fatores, até mesmo um tumor ocular pode vir a desenvolver o estrabismo. Por isso é realmente muito importante levar a criança a um oftalmologista logo no início da percepção dos sintomas.

Nos adultos o estrabismo é causado na maioria dos casos por uma diferença de acuidade visual. A divisão entre um olho e outro. Um olho enxerga de maneira adequada e o outro olho não e caso não tenha sido corrigido com óculos ou com lente de contato, apresenta um desvio. É como se o organismo colocasse um dos olhos em stand-by, então ele desvia para dentro ou pra fora.

Tem tratamento?
Sim. O tratamento para crianças é muito diferente do tratamento para adultos. O tratamento infantil geralmente é feito com óculos para corrigir o grau que a criança apresenta e depois disso, costuma-se iniciar o tratamento com oclusão, que é o tampão no olho. O tampão é útil ao estimular a melhora do olho que se encontra prejudicado. Então o médico oftalmologista apresenta um programa de uso do tampão adequado para cada quadro. Na maioria das vezes com a utilização por horas ininterruptas, diminuindo gradativamente com o avanço do tratamento para que a visão se iguale entre os dois olhos.

O acompanhamento periódico do profissional oftalmologista é importantíssimo para que a visão possa voltar a se desenvolver.

No caso de estrabismo nos adultos, o tratamento é feito através de uma cirurgia que reposiciona o olho afetado.

Para todos os sintomas e casos, é indicado que o paciente procure tratamento oftalmológico.

O que é Astigmatismo?

O astigmatismo é caracterizado pela formação de imagem em vários focos que acabam se formando em eixos separados e é identificado através de uma imperfeição comum e leve na curvatura do olho. A superfície frontal do olho é a responsável pela maior parte do poder de foco, denominada córnea. Após a córnea, temos o cristalino, lente que fica após a iris no interior do olho.

A córnea saudável tem uma superfície curva, como uma bola de futebol. O astigmatismo ocorre quando uma lente ou córnea não se encontram em formato simétrico, sendo na maior parte dos casos mais ovalada, isto faz com que a luz percorra vários pontos da retina ao invés de se focar em um ponto só. Graças a isso, as pessoas que tem astigmatismo podem ter a visão borrada ou distorcida.
O astigmatismo na maior parte dos seus casos, está associado com outros problemas de refração, como a miopia e a hipermetropia. A condição também pode aumentar gradativamente devido à idade.

QUAIS OS SINTOMAS?
– Fotofobia (sensibilidade a luz).
– Dificuldade de leitura.
– Impossibilidade de ler letras pequenas.
– Visão dupla.
– Incapacidade de ver de longe e de perto sem forçar os olhos.

QUAIS AS CAUSAS?
É causado quando o formato da córnea ou do cristalino são irregulares. A condição é hereditária. O astigmatismo ligeiro pode se desenvolver com o passar dos anos, graças à alteração da curvatura da córnea, causada pelas inumeráveis piscadas diárias que damos.

EXISTE CURA?
O astigmatismo pode ser tratado e até mesmo corrigido pelo uso de óculos ou lentes de contato. Também é possível trabalha-lo com correção cirúrgica, através do tratamento com laser ou até mesmo operando com lentes intra-oculares.

Não existe método caseiro seguro de se tratar o astigmatismo, para todo e qualquer tratamento, busque um profissional especializado.