17/06/2020

Como cuidar dos olhos no inverno

O inverno está para começar e com ele vem um clima mais seco e as baixas de temperaturas que pedem com que tomemos cuidado com a nossa saúde no geral e os nossos olhos não são exceção. Nessa época, ficamos mais vulneráveis a doenças como conjuntivite, síndrome do olho seco e diversos tipos de crises relacionados a algumas alergias.

Para que você possa aproveitar o melhor da estação mais fria do ano cuidando da sua saúde ocular, trouxemos as seguintes dicas;

UTILIZE ÓCULOS DE SOL

Mesmo que o céu esteja nublado, fazendo com que o sol não dê as caras na maior parte do dia, o uso de óculos de sol com proteção contra os raios UVA e UVB é essencial. Isso porque os efeitos dos raios solares nos olhos são cumulativos, sendo assim, problemas oculares podem ser causados mesmo que fiquemos expostos ao sol apenas em pequenos períodos diários.

Por isso, mesmo nos dias nublados e de chuva, a utilização de óculos de sol é essencial.

Quando for adquirir os seus óculos de sol, certifique-se de escolher e comprar uma marca idônea com qualidade garantida em uma ótica de confiança. Óculos de sol que não possuem a proteção UVA e UVB, ao invés de auxiliarem a proteção dos olhos, podem vir a aumentar os riscos de lesão ocular.

REFORCE OS CUIDADOS COM A LIMPEZA

Quando estamos em um ambiente arejado e limpo, os riscos de problemas nos olhos diminuem, porém, cuidar da limpeza do ambiente, por mais que seja um passo importante, não é o único que deve ser seguido. É indicado que cobertores e roupas de lã que ficam guardados por longos períodos sejam lavados antes do uso e expostos ao sol.

Caso possua animais domésticos, é indicado que eles não fiquem muito tempo nos ambientes internos, pois os pelos de cães e gatos em sofás, tapetes e até na cama, podem por consequência causar conjuntivite alérgica, desencadeando irritação e coceira. Partículas de poeira no ar também são consideradas agentes irritantes aos nossos olhos, por isso é indicado que ao invés de espanadores, sejam utilizados panos úmidos para limpar a casa.

FAÇA USO DE LÁGRIMAS ARTIFICIAIS PARA HIDRATAR OS OLHOS

No inverno, o clima seco, assim como o vento, fumaça e o aumento de poluição podem vir a causar irritação nos olhos, coceira e lacrimejamento, além do olho seco.

Para que os desconfortos causados por esses sintomas sejam diminuídos, é indicado que seja feita uma visita ao oftalmologista para que o mesmo avalie se o caso do paciente pede o uso de lágrimas artificias que possuem como função, lubrificar os olhos, trazendo alívio imediato.

Aplicando essas dicas de cuidados, os seus olhos estarão mais protegidos e cuidados durante o clima frio. Para oferecer mais cuidado a sua saúde ocular, marque uma consulta com oftalmologista.

Voltar