10/06/2020

Práticas diárias para cuidar a saúde dos olhos

É comum que a partir dos quarenta anos os nossos olhos comecem a dar sinais de comprometimento graças a idade. Nessa fase da vida é comum que as pessoas comecem a apresentar dificuldade de focalizar objetos próximos e com isso, tendem a esticar os braços quando vão fazer alguma leitura. Esse fenômeno se chama presbiopia e atinge a maior parte das pessoas com o passar do tempo.

A nossa visão se modifica ao decorrer dos anos e isso é incontestável, porém, com algumas atitudes simples, os problemas causados pela idade podem ser amenizados. Para te auxiliar nessa missão, te trouxemos 5 dicas de atitudes diárias para cuidar da saúde dos olhos.

1 – CUIDE DA SUA SAÚDE

Quando tomamos cuidado com a nossa saúde num todo, temos uma melhora na qualidade de vida e na visão. Doenças como diabetes e hipertensão, por exemplo, podem afetar a nossa saúde ocular consideravelmente. Por isso, manter essas doenças controladas é fundamental.

Pratique exercícios, procure ter uma dieta balanceada, evite o estresse e a ansiedade.

2 – MANTENHA OS OLHOS PROTEGIDOS

Utilize óculos de sol, mesmo nos dias frios e nublados. Os óculos escuros filtram os raios UVA e UVB que são prejudicais para a retina, além de prevenirem contra queimaduras e envelhecimento ocular.

3 – NÃO COCE OS OLHOS

O hábito de coçar os olhos é prejudicial para todos em qualquer fase da vida e se torna mais nocivo com o avanço da idade.  Ao coçarmos os olhos, podemos afetar diferentes estruturas oculares, como retina, conjuntiva e córnea, oferecendo um grande risco para o desenvolvimento do ceratocone.

4 – DURMA BEM

Quando temos uma rotina de sono regrada, melhoramos a qualidade da nossa visão. Busque ter ao menos oito horas de sono por dia. Quando adormecemos, oferecemos ao nosso globo ocular uma boa lubrificação, diminuímos a exposição da vista e evitamos o surgimento da Síndrome do Olho Seco, problema que costuma acometer pessoas da terceira idade.

5 – FAÇA CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS

Não deixe para visitar o oftalmologista apenas quando notar alguma avaria na visão. É fundamental para a saúde ocular que sejam feitas visitas periódicas ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Quando seguimos essa recomendação, é maior a possibilidade de que caso algum problema surja, que o mesmo seja diagnosticado e tratado precocemente, aumentando as chances de cura do paciente

Voltar