24/06/2020

Doenças oculares mais comuns no inverno

O inverno começou no último dia 20 e com ele vem o clima seco, baixa umidade do ar e as famosas doenças de inverno. É natural que nos lembremos de gripes e resfriados, que são doenças comuns nessa estação, porém, nessa época os olhos comumente são afetados com alergias oculares, síndrome do olho seco e conjuntivite e por isso é importante que fiquemos alerta.

Em nosso último conteúdo, demos dicas de como cuidar dos olhos nessa estação, hoje vamos destacar algumas informações sobre essas doenças para que você possa cuidar ainda mais de si mesmo e de sua família;

SÍNDROME DO OLHO SECO

A síndrome do olho seco é uma doença crônica que está diretamente relacionada à exposição de algumas condições do meio ambiente, como fumaça, poluição, poeira, ar seco, baixa umidade do ar e a permanência extensa em locais fechados. É caracterizada pela diminuição de lágrima ou por deficiência na produção de determinados componentes.

Dentre os seus sintomas, estão: Coceira, vermelhidão, ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, visão embaçada e sensibilidade à luz.

Após o diagnóstico, o tratamento poderá ser a base de ingestão de antioxidantes, utilização de lubrificantes e higiene ocular.

CONJUNTIVITE

Com o clima frio, é natural que as pessoas fiquem mais tempo em ambientes fechados o que facilita com que a conjuntivite ocorra com maior incidência nessa época. A conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva (a parte branca dos olhos) e se manifesta de três formas, sendo elas: Alérgicas, bacterianas e virais.

A conjuntivite alérgica ocorre graças a uma exposição a uma substância que provoca uma reação alérgica em certos indivíduos e não é contagiosa. Na maioria dos casos, ocorre nos dois olhos e não deixa sequelas. Dentre os sintomas, estão: Coceira, pálpebras inchadas, vermelhidão e lacrimejamento.

A conjuntivite viral é transmitida através de um vírus e é altamente contagiosa. Costuma ter início em apenas um olho e após alguns dias, afeta o outro. Costuma infectar indivíduos com imunidade baixa e tem como sintomas: Coceira, lacrimejamento intenso e sensação de areia no olho. O seu tratamento irá depender do diagnóstico do oftalmologista, mas pode ser feito com colírios e soro fisiológico.

A conjuntivite bacteriana é causada por bactérias. Não costuma ser comum como a viral, porém, pode ser mais perigosa, pois, caso não receba o tratamento adequado, a infecção pode evoluir para a córnea, e, nessas situações, poderão surgir sintomas como a piora da dor e a dificuldade aumentada de enxergar. O tratamento da conjuntivite bacteriana consiste em pingar um colírio antibiótico, receitado pelo oftalmologista, várias vezes ao dia por cerca de 7 a 10 dias. Dentre os seus sintomas estão: Vermelhidão, presença de secreção espessa e amarelada, produção excessiva de lágrimas, coceira, hipersensibilidade a luz e sensação de areia no fundo dos olhos.

ALERGIAS OCULARES

Alergias oculares podem atingir os olhos ou as estruturas próximas a eles, como as pálpebras. Essa doença é uma resposta do organismo diante de um alérgeno. Na maioria dos casos são causadas por poeira, ácaros e fumaça. Dentre os sintomas estão coceira, ardência, lacrimejamento, vermelhidão, fotofobia e irritação.

Alergias oculares podem atingir qualquer pessoa, porém, pessoas que possuem rinite alérgica, asma ou alergias de pele costumam ter uma probabilidade maior.

O tratamento é feito com o afastamento do causador da reação. Após isso, é essencial que um oftalmologista seja procurado para que a resposta do organismo diante da alergia seja combatida com mais eficiência.

Quer conhecer medidas preventivas para não ter os olhos acometidos pelas doenças de inverno? Acesse o nosso último conteúdo através do link: Como cuidar dos olhos no inverno

Para diagnósticos de patologias comuns do inverno, marque uma consulta conosco. Estamos atendendo com intervalos de consultas para que não ocorram aglomerações e com padrões reforçados de higiene.