14/10/2019

A importância de acompanhar o desenvolvimento da visão na infância.

Cuidar e acompanhar o desenvolvimento da visão da criança é tão importante quanto cuidar e acompanhar o desenvolvimento dos seus outros sentidos. Na maioria dos casos, os responsáveis costumam levar suas crianças para a primeira consulta oftalmológica depois de notarem algum sintoma peculiar nos olhos ou após a criança apresentar alguma dificuldade na visão em sala de aula.

O que não é de conhecimento da maioria é que o primeiro exame de visão (conhecido popularmente como o teste do olhinho) precisa ser feito quando a criança ainda está na maternidade.

O procedimento do teste, além de indolor é rápido e deve ser realizado nas primeiras 48 horas de vida do bebê por um pediatra ou oftalmologista. A partir deste teste é possível avaliar possíveis sinais e indícios de catarata, glaucoma, dentre outras doenças e então dar início ao tratamento precoce para que nenhuma das condições venha a se agravar.

O teste do olhinho é muito importante, porém, não pode e nem deve ser a única forma de prevenção ao cuidarmos da visão das crianças. Para que a visão se desenvolva de maneira adequada, o mais indicado é que a criança tenha acompanhamento periódico do médico oftalmologista. Com o acompanhamento o médico poderá detectar qualquer diferença ou dificuldade na visão do paciente e com isso poderá oferecer o tratamento adequado para qualquer tipo de doença ou condição que afete a visão.

Caso sua criança ainda não tenha feito nenhum exame oftalmológico após o teste do olhinho, pergunte a mesma sobre como anda sua visão e se sente alguma dificuldade para enxergar. Independente da resposta, marque uma consulta periódica e busque acompanhar a visão de seu filho hoje pra que ele enxergue bem amanhã.

Voltar