Esse problema oftalmológico atinge na maioria dos casos a população jovem e exige tratamento adequado.
O ceratocone é uma alteração anormal no formato da córnea. Diferente da maioria das doenças que podem atingir os olhos, o ceratocone em grande parte dos seus casos costuma surgir na infância, adolescência ou no início da vida adulta. O ceratocone é uma doença hereditária que chega a afetar 2% dos jovens nessas fases da vida. O ceratocone é degenerativo, atinge a córnea e provoca a sua deformação, fazendo com que a visão se torne irregular, embaçada.
Essa condição pode atingir a visão nos dois olhos, mas de maneiras diferentes. Além de ser progressivo, então caso não seja tratado em seu início, pode oferecer riscos de trazer complicações maiores, como deterioração da vista ao ponto do paciente enxergar tudo embaçado, mesmo usando óculos.
CAUSAS
A córnea funciona como uma espécie de “lente natural” com um formato similar a calota de um automóvel. O ceratocone faz com que essa córnea fique pontuda com um formato similar ao de um cone. Com essa alteração ficamos com a entrada de luz distorcida, o que faz com que tenhamos uma confusão de imagens, borrões.
Ainda existem muitas dúvidas e estudos sendo feitos pra que saibamos ao certo porque isso ocorre, o que sabemos é que 1% a 5% da população tem defeitos em um gene que podem vir a causar o ceratocone. Isso não quer dizer que todas essas pessoas terão ceratocone, até porque o seu surgimento depende também de estímulos externos, como o ato de apertar os olhos ou os coçar frequentemente.
Esses hábitos precisam ser evitados, pois além de ajudarem o ceratocone a surgir, causam ferimentos e outras disfunções nos olhos.
SINTOMAS
– Dor de cabeça
– Visão borrada e distorcida.
– Visão dupla ou percepção de várias imagens.
– Halos em torno das luzes.
– Sensibilidade excessiva à luz
– Coceira
O ceratocone possui tratamentos diferenciados para cada estágio, por isso é muito importante tratá-lo no início para que o caso não se agrave. Ao suspeitar desses e de outros sintomas, não deixe de visitar o médico oftalmologista para adquirir diagnósticos e tratamentos adequados.