29/04/2020

Como evitar acidentes domésticos oculares nas crianças

Estamos vivendo em um momento de quarentena devido a pandemia da Covid-19 e com isso, as aulas foram suspensas, logo, as crianças estão em casa o dia todo, repletas de energia para gastar, o que nos exige muito cuidado e atenção, pois mesmo em uma fase de isolamento social, existe o risco de ocorrerem acidentes domésticos.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 110 mil crianças por ano são hospitalizadas por terem sofrido acidentes domésticos. Dentre as ocorrências, os acidentes oculares estão entre os mais comuns e o número pode aumentar devido a fase de isolamento.

Os acidentes podem ocorrer pelo fato dos pequenos estarem desatentos por um momento, ou pelo fato de estarem em fase de desenvolvimento e por isso, acabam sendo preenchidos de curiosidade em relação a qualquer item, o que os estimula a ficarem mexendo em tudo aquilo que está ao seu alcance, sem ter a real noção dos perigos que correm.

São muitos os tipos de acidentes que podem ocorrer dentro do ambiente domiciliar, podendo ser de alta ou baixa gravidade. Os casos de crianças acidentadas que acabam por carregar danos e sequelas na visão por essa questão, acabam se tornando inumeráveis.

Independente do local e de suas condições, os riscos de acidentes sempre vão existir, porém, podemos evitá-los com medidas básicas de segurança. Para te auxiliar nessa tarefa, seguem 8 orientações que irão deixar a sua residência mais segura:

– Evite que objetos pontiagudos ou cortantes como tesouras, facas e garfos fiquem ao alcance das crianças. Esses itens representam risco de perfuração ocular, além de poderem gerar cortes.
– Mantenha produtos de limpeza em locais altos, onde as crianças não consigam pegá-los. Caso esses produtos entrem em contato com os olhos, podem vir a causar queimaduras, perca parcial ou até total da visão.
– Tenha cuidado com as plantas, pois as espinhosas podem vir a ferir os olhos. Além das pontiagudas e espinhosas, as que soltam líquido leitoso podem causar irritação, caso atinja os olhos.
– Oriente as crianças sobre a importância de que evitar coçar os olhos repetidamente. Essa ação pode facilitar o surgimento de infecções, além de também poder desencadear doenças.
– Sempre que estiver exercendo tarefas domésticas, como lavar a louça ou passar pano no chão, oriente as crianças a evitarem o perímetro, pois as mesmas podem sofrer um acidente ao escorregarem.
– Ofereça opções de entretenimento seguras para as crianças, como jogos de tabuleiro, mímica, adivinhação, dentre outras.
– Evite deixar tapetes e panos de chão próximos a escadas e elevações dentro de casa. Essa ação irá diminuir o risco de escorregamentos e quedas.
– Quando estiver cozinhando, mantenha as panelas tampadas e com os cabos virados para a parte interna do fogão.Esperamos que com essas recomendações, a sua casa fique mais segura e confortável para os pequenos. É importante mensurar que sintomas como vermelhidão, ardência, inchaço e dor nos olhos que ocorrem devido a acidentes, podem demorar um tempo para se manifestarem. Portanto, é muito importante que um médico Oftalmologista seja procurado após um acidente ocular, mesmo que esse pareça simples e superficial, pois somente assim a gravidade do caso poderá ser avaliada e diagnosticada para que possa receber o tratamento adequado.